“Antes crescei na graça e no conhecimento de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo” 2Pe 3.18a.

 A Escola Bíblica é a mais extraordinária Escola teológica de todos os tempos. É a escola que, como nenhuma outra, abrange a todas as faixas etárias, sem distinção de status social ou escolaridade. A nossa Escola Bíblica atende desde o berçário até aos de mais avançada idade. É muito diferente da escola secular que, apenas ensina para esta vida, enquanto que, a Escola Bíblica, ensina para toda a Eternidade. Nesta Escola não se tem prazo pré-determinado para conclusão, visto que, o aprendizado é sempre constante e continuado. Na Escola Bíblica aprendemos a viver uma vida justa e honrada, tanto diante dos homens, quanto diante de Deus.
 Nós temos nesta Escola o próprio Espirito Santo como professor por excelência. É nesta Escola que, o Dr. mais graduado e o analfabeto sentam-se juntos como alunos e são eternos aprendizes. Mas ao que parece, esta fonte inesgotável de aprendizado não é muito valorizada por todos os membros da congregação.
 Sabe o que é mais surpreendente em muitos cristãos? É as desculpas sem fundamento que apresentam na intenção de justificar suas ausências da Escola Bíblica. Alguns dizem que já sabem o suficiente, enquanto a Palavra diz que devemos “conhecer e prosseguir em conhecer”. Outros afirmam que trabalham a semana toda e aos domingos precisam de descanso, mas a Bíblia nos recomenda a que “buscai primeiro o Reino de Deus e a Sua justiça”. Ainda tem os que dizem que já são bem espirituais, mas, novamente a bíblia vai nos recomendar: “crescei na graça e no conhecimento”. Na verdade não há desculpa convincente para não se frequentar a Escola Bíblica.
 O versículo bíblico em apreço neste texto fala de crescimento na graça e no conhecimento, pois, na nossa vida cristã e espiritual, desde o crente mais simplório ao mais conceituado líder, o elemento base é a Graça de Deus alcançada pela fé e, mantida, fortalecida, renovada e, acompanhada do conhecimento de Deus. Não adianta apenas a fé que temos em nosso Deus, muito embora seja muito importante, pois, fé sem conhecimento, conduz ao descontrole, ao exagero, ao misticismo, e ao fanatismo. Se alguém estaciona no conhecimento acerca de Deus, a queda será certa. Alguém muito sabiamente afirmou certa vez: “A verdadeira vida cristã é como andar de bicicleta; se você parar de avançar, você cai!”. O procedimento para que o crente não venha a “cair da bicicleta” é, portanto, conhecer e prosseguir em conhecer o Senhor...
 O Senhor diz: “O Meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”. Observemos com mais cuidado o versículo: Deus afirma que o povo está, isto no tempo presente, sendo destruído, ou seja, o povo está sendo arruinado, extinguido, arrasado, morto, somente por uma razão: lhe falta o conhecimento. É realmente absurdo as barbáries que temos visto no meio evangélico nestes hodiernos dias. Vemos líderes ditos cristãos com práticas das mais repugnantes enganando a muitos incautos sem conhecimento.
Crente que não cresce no conhecimento é sempre como uma criança, com todas as suas características e comportamentos. Vejamos como são as crianças em geral: a criança fala muito, mas não diz nada ou quase nada; é egoísta, tudo sou “eu”, tudo é “meu”; gosta muito de barulho; gosta muito de doces e, doces engordam, embora engordar não é crescer, e nem sempre isto é sinal de saúde; é muito sentimentalista, vive pelo que sente; por mínimas coisas, chora, amua-se e sai de cena; não gosta de disciplina, não gosta de obedecer a diretrizes; é fantasiosa, imagina as coisas com exageremos, vive em um mundo de fantasias que ela mesma cria; não tem firmeza, com muita facilidade, tropeça e cai; e finalmente, a criança não entende coisas difíceis, coisas de gente grande.
 Estas características lhe traz à memória alguém que você conhece? Será que não lembra você mesmo? Espero que ao menos a resposta da segunda pergunta seja não. Estas verdades e realidades são aplicadas à nossa vida espiritual. Tem muitos crentes que se portam feito crianças. Gostam muito de falar, mas geralmente não falam de cristo nem de seu Evangelho. Será que tá dando pra entender? São pessoas egoístas que tudo é delas e para elas, tudo são elas, e tudo querem fazer. Gostam muito de um barulho, entretanto, são como fogo de palha, logo se extingue. Crentes que gostam muito de caixinhas de promessas, de ouvir pregações que mais parecem mensagem de auto-ajuda, e não  a ajuda do alto. Crentes que vivem de emoções e sentimentalismos, como em um conto de fadas. Revoltam-se por qualquer coisa e já ameaçam abandonar a fé, pois, não possuem firmeza espiritual. Crentes assim não gostam de disciplina, de andar em conformidade com as diretrizes divinas. E por fim, não entendem as coisas de cima, podem até entender de novela, de futebol, de política, etc., entretanto, deixam-se levar por qualquer vento de doutrina, pois lhes falta conhecimento. Falta de conhecimento e, falta de conhecimento conduz a destruição. Ef 4.14; 2Pe 3.17.
 A Escola Bíblica, entretanto, ensina as doutrinas e verdades da Bíblia de uma maneira pedagógica e metódica sem, contudo deixar de ser profundamente espiritual. Temos uma Escola Bíblica que procura conduzir a todos em um caminho de retidão diante de Deus, da igreja, da sociedade e dos homens. Nós temos uma Escola Bíblica com líderes capacitados primeiro, pelo Espírito Santo, e também com conhecimentos teológicos e pedagógicos para o ensino. Temos uma Escola com uma classe específica para cada pessoa. Temos uma Escola Bíblica comprometida em ensinar as verdades Eternas do Evangelho a todos. Professores e professoras se empenham e se dedicam no preparo de sua aula para um ensino construtivo. Na nossa Escola se ensina para toda uma Eternidade. Nós temos uma escola que ensina às nossas crianças que páscoa não é coelho que põe ovo de chocolate; ensina que natal não é comemorado em virtude de um velho barrigudo e barbudo que faz how how how. Na Escola Bíblica que temos ensina-se a Verdade.
 Mas, a Escola que Temos não é somente assim. A nossa Escola é pouco reconhecida pelos cristãos. Crentes que preferem dormir até mais tarde no domingo, ou ir à praia, ir ao cabelereiro, à manicure, enfim... Mas, não vem à Escola Bíblica estudar a Bíblia. Temos uma escola por gente que prefere pagar R$ 30,00, R$ 40,00, R$ 50,00 para ver um cantor que se diz evangélico se apresentar em um palco, mas diz que não tem R$ 6,50 centavos para adquirir uma Lição. Sinceramente, não dá pra entender! A Escola que temos é pouco frequentada, pouco valorizada, muito esquecida. Mas é uma escola que o diploma será entregue aos concluintes pelo próprio Cristo Jesus nosso Senhor lá na Eternidade: “Aqui está servo bom e fiel, você venceu e permaneceu até o fim!”.
 Mas, almejamos uma Escola onde crianças, adolescentes, jovens, senhores, senhoras, congregados, membros, obreiros, dirigentes e pastores, esqueçam por alguns momentos as demais questões desta vida e, reunidos busquem o conhecimento de Deus. Temos almejado por uma Escola Bíblica onde famílias inteiras possam vir para que, reunidas, aprendamos a viver em união. Queremos uma escola com participação ativa de toda a igreja, e não apenas de um pingado de crentes. Eu quero crescer no conhecimento, mas é meu desejo que meu irmão também cresça junto comigo. Ah, a Escola que almejamos, é com certeza semelhante à época de Neemias quanto todo o povo, mas todo o povo mesmo, se reuniu para ouvir o ensino da Lei de Deus, conforme está registrado no capítulo 8 do livro que escreveu Neemias. Desejamos por uma Escola de Muitos alunos compromissados e desejosos de aprender a Palavra. Afinal, é urgente esta necessidade: “O meu povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento”, mas não podemos deixar de citar o restante do versículo para que você compreenda a gravidade dos fatos: “Porquanto rejeitaste o conhecimento, também eu te rejeitarei, para que não sejas sacerdote diante de mim; visto que te esqueceste da lei do teu Deus, também eu me esquecerei de teus filhos.” Os 4.6.
 A recomendação bíblica para todos nós é: “Então conheçamos, e avidamente prossigamos em conhecer ao SENHOR; a Sua saída, como o alvorecer, está assegurada; e Ele a nós virá como a chuva, como as chuvas serôdia e temporã que regam a terra.” Os 6.3

0 Comentario:

Postar um comentário

vvv

Baixar arquivo 5 Baixar arquivo 6 Baixar arquivo 4 arquivo 4 do ET downloads arquivo 5 do ET downloads arquivo 6 do ET downloads arquivo 7 do ET downloads arquivo 8 arquivo

Downs Brasil Top Novos Baixar Templates Novos ET downloads

▲ Topo