ESPERANDO A VOLTA DE JESUS

by: Moisés Duarte
INTRODUÇÃO

Ninguém sabe a que hora há de vir o nosso Senhor. A Palavra de Deus em nenhum momento revela-nos quando se dará o grandioso evento. Muitos serão surpreendidos pela vinda do Mestre. Na atual cultura materialista e hedonista as pessoas vivem constantemente embriagadas pelas ânsias desta vida, os problemas familiares, a carga horária o trabalho, e a desenfreada corrida pelo dinheiro. Tudo isto faz com que mais e mais, teimem em viver como se a vinda de Jesus seja a mais remota da possibilidades. O que tais pessoas não sabem é que já vivemos nos últimos dias da dispensação da graça.

Assim sendo, é indispensável estarmos alertas e vigilantes ante à volta de cristo. Embora muitos estejam descuidados tal qual as virgens loucas, em santidade devemos estar.

O que significa, então, vigiar? Significa: observar atentamente, tomar cuidado, estar acordado, velar com toda atenção, postar-se como sentinela, precaver-se. Na conceituação teológica, vigiar é um verbo muito sugestivo; significa estar sóbrio e manter a mente limpa. Então? Estamos realmente vigiando? Ou simplesmente a brincar de cristãos? 

AGUARDANDO A VOLTA DO SENHOR

1. Com fé e vigilância. Como já vimos, o vigiar diz muito a respeito da nossa conduta e do nosso andar com Cristo. Os que não vigiam agem como aqueles servos das parábolas. Um resolveu enterrar o talento; outo decidiu espancar os conservos; as loucas dormitaram sem azeites. E na volta do Senhor, encontravam-se desprevenidos. Exatamente por não sabermos o dia da Sua vinda, devemos ter uma vida de santidade, sem a qual veremos o Senhor.

2. Cheios do Espírito. Na parábola das virgens, as prudentes tinham azeite em suas lamparinas e também nas reservas, simbolizando a presença do Espírito Santo em suas vidas. Sem a presença do Espírito Santo não há como aguardarmos a vinda de Jesus em santidade.

3. Em santidade. A doutrina da santificação vem sendo cada dia mais esquecida em muitas igrejas. Na ânsia de procurar aquilo que se convencionou chamar de politicamente correto, estão a substituir a teologia da santificação por um ensino de auto-ajuda e de prosperidades. O grande feito nestes dias não é o ser santo, e sim, o triunfar financeiramente, prosperar materialmente, ou ser bem sucedido profissionalmente, como se tais coisas servissem para herdar a vida eterna. O evangelista dá-nos uma sábia recomendação para que venhamos herdar a vida eterna: “e quem é justo faça justiça ainda; e quem é santo seja santificado ainda”.

Ser santo é ser separado do mundanismo e consagrado ao Senhor. Não há dúvidas que nestes últimos dias presenciaremos o surgimento de uma geração que, tudo fará para manter uma vida irrepreensível: “Esta é a geração daqueles que buscam, daqueles que buscam a tua face, ó Deus de Jacó”. Mas, infelizmente aumentará de forma assustadora o número dos abomináveis, e farão de tudo para secularizar cada vez mais a igreja de Cristo.

ATITUDES ERRÔNEAS DIANTE DA VINDA DE JESUS

1. Ignorar a vinda de Jesus. Ainda nos dias de hoje há àqueles que indagam: “onde está a promessa da Sua vinda?”. O que tais não sabem é que já estamos em plena era escatológica; estamos vivenciando os últimos dias. Aqueles que ignoram a vinda de Cristo serão todos pegos de surpresa, tal qual as virgens loucas, ou como o servo mau que diz: “o meu Senhor tarde virá”. Estejamos alertas!

2. Escarnecer das profecias. A Palavra de Deus nos atesta que, nos últimos dias virão muitos escarnecedores querendo colocar em dúvida a veracidade das promessas divinas.  O apóstolo Pedro escreveu: “sabendo primeiro isto: que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as suas próprias concupiscências, e dizendo: Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação” (2 Pe 3.3,4). “Mas, amados, não ignoreis uma coisa: que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos, como um dia” (2 Pe 3.8). Pedro envia essa mensagem a pessoas crentes, que estão nas igrejas. Como visto, no capítulo 1, há diversas interpretações quanto ao arrebatamento da Igreja. Há, inclusive, teólogos que dizem que Jesus jamais virá nas nuvens para buscar a sua Igreja (1 Ts 4.17), que isso é apenas uma utopia motivadora para os crentes se comportarem de modo santo. É melhor estar preparado, e conferir os sinais proféticos de acordo com a santa Palavra de Deus.

ATITUDES DO SERVO FIEL ANTE A VOLTA DO SENHOR

1. Ter uma vida irrepreensível. “Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens” (Mt 24.4547). Essa parte da parábola, no meio do Sermão Profético de Jesus, dá a entender que Ele se referia a servos que têm liderança, ou seja, obreiros, pastores, dirigentes de congregação ou de trabalhos, nas igrejas locais, que, no seu conjunto, se forem verdadeiras, formam o todo maior que constitui a Igreja do Senhor. E que deverão prestar contas, de modo “que o Senhor, quando vier, achar servindo assim”. “Primeiro, porque eles são constituídos “sobre a sua casa”. Estar “sobre a casa” é ser líder, mordomo, ou administrador dos bens de seu Senhor. Hoje, a “casa de Deus”, ou “casa de Jesus”, pode ser identificada como uma igreja cristã, que reúne servos ou discípulos de Jesus num determinado lugar. Numa visão mais ampla, ser “servo fiel e prudente” pode-se aplicar a cada crente individualmente, homem ou mulher, que espera a volta do Senhor.

Essas são as qualidades que devem identificar um “servo fiel e prudente” constituído para cuidar da casa do Senhor. Dando o alimento ao “rebanho de Deus”, agindo, nesse cuidado, sem autoritarismo; trabalhando sem “torpe ganância”, como tantos têm aparecido, em noticiários na mídia, apropriando-se de dinheiros das ofertas e dízimos das igrejas. A cobiça e a ganância têm tornado muitos obreiros em ladrões e corruptos no meio evangélico, causando escândalos ao bom nome do evangelho (Mt 18.7). Ao servo “fiel e prudente”, que lidera a obra do Senhor, está reservado um galardão especial, não concedido a nenhum outro tipo de servo: “a incorruptível coroa de glória”!

2. Dar frutos. Bem certo é que labutar na obra do Senhor não é tarefa fácil, no entanto, como bons servos devemos frutificar. O próprio Cristo nos alertou que a vida aqui não seria nada fácil: “no mundo tereis aflições”. Trabalhemos para o Senhor e sejamos semeadores das boas novas de salvação. Ainda há muitas almas necessitando da salvação e cabe a nós lhes mostrar o caminho. 

CONCLUSÃO

Que quando o Senhor vier ache em nós a fé nEle! Que independente das circunstâncias possamos continuar a guardar a Esperança uma vez entregue aos santos e o coração da ansiedade! Maranata, ora vem Senhor Jesus!

Querido irmão, breve Jesus voltará! Busquemos, pois, ter uma vida irrepreensível diante daquele que, em breve, nos virá buscar. Não podemos agir de modo displicente como se fôssemos viver, neste mundo, por muitos dias. Aqui não é nosso lar. Somos peregrinos em terra estranha!

0 Comentario:

Postar um comentário

vvv

Baixar arquivo 5 Baixar arquivo 6 Baixar arquivo 4 arquivo 4 do ET downloads arquivo 5 do ET downloads arquivo 6 do ET downloads arquivo 7 do ET downloads arquivo 8 arquivo

Downs Brasil Top Novos Baixar Templates Novos ET downloads

▲ Topo